Os memes se tornaram uma das estratégias mais poderosas de engajamento digital. Para streamers, eles podem ser um trampolim para crescer nas redes sociais, alcançar novos públicos, construir uma comunidade e consolidar sua marca pessoal além das plataformas de streaming (Twitch e Youtube).
Neste texto, vamos te mostrar como os memes podem ser a peça-chave na sua estratégia de conteúdo para expandir a sua presença digital em redes sociais. E você ainda pode incluir o público das suas lives na sua estratégia de criação.

Criar conteúdos virais e memes vai ajudar a crescer seu perfil?
Os memes são a linguagem universal das redes sociais. Combinando humor e criatividade, eles são compartilhados rapidamente e furam a bolha do algoritmo. Quando bem executados, os memes geram uma conexão emocional com os seguidores, criando oportunidades para viralizar porque são conteúdos mais compartilháveis e que geram conversa entre o seu público e terceiros. Dessa forma os algoritmos das redes sociais entendem que o seu conteúdo é relevante porque gera conexão e conversar, o que aumenta o tempo dos usuários nas redes. No fim do dia, meme também é sobre estratégia.
O Instituto Z, uma iniciativa da Trope, em coautoria com Saquinho Mídias Criativas, realizaram uma pesquisa sobre a relação da Gen z do Brasil e a cultura do meme. A pesquisa apontou os seguintes dados:
- 80% dos entrevistados acreidtam que os memes facilitam a conexão entre as pessoas;
- 86% interagem com memes diariamente e também compartilham esse formato de conteúdo;
- 50% concordam que os memes contribuem de alguma forma para o sentimento de pertencimento em comunidades online.
Para streamers, os memes são uma forma de estender sua presença para além das lives. Eles ajudam a manter seu público engajado com você e gerar conversas fora das lives. E uma boa forma de otimizar a criação desses conteúdos compartilháveis é aproveitar momentos das lives para montar cortes relacionadas ao jogos ou assuntos que tem potencial de viralizar nas redes sociais. Exemplo: você conversando com as pessoas no chat sobre vida amorosa.
Mas, logicamentes, fazer isso por conta própria pode ser difícil. O que muitos stramers fazem e é o melhor caminho para executar essa estratégia sem perder o seu tempo é contar com uma agência parceira.

Como criar memes relevantes para seu público?
- Entenda o perfil da sua audiência: O primeiro passo para criar memes impactantes é conhecer bem seu público. Descubra quais jogos, assuntos e tipos de humor ressoam com seus seguidores. Monitorar tendências e hashtags populares pode ajudar a identificar os temas que mais atraem sua audiência no momento.
- Combine autenticidade com tendências: Adapte memes que já estão em alta para refletir sua personalidade e marca pessoal. Faça referências diretas aos jogos que você transmite, aos momentos engraçados das suas lives ou temas atuais do seu nicho. Assim, você garante que seu conteúdo seja tanto viral quanto relevante. Você se comunicar diretamente com pessoas que tem potencial para se manterem engajadas com você em outros conteúdos e até nas suas lives.
Melhores práticas crescer nas redes sociais com memes
- Frequência e consistência: Manter uma frequência regular de postagem é essencial para manter o engajamento e crescer nas redes sociais. Planeje uma agenda de criação de memes que se encaixe na rotina das suas transmissões. Novamente, executar essse escopo estratégico e operacional é difícil para apenas uma pessoa, fora que pode tirar o tempo de criação de conteúdos para marcas. Então contar com uma agência como a Flagrowth pode ser o melhor caminho para unir produção, eficiência e resultados. Peça para entrarmos em contato com você.
- Distribuição estratégica nas redes sociais: Não basta criar bons memes, é preciso distribuí-los de forma inteligente. Explore plataformas como Twitter, Instagram, TikTok e até comunidades no Reddit. Adapte o formato dos memes em cada canal para crescer nas redes sociais como um todo.
- Envolvendo sua comunidade: Os seguidores podem ser uma excelente fonte de inspiração. Incentive-os a compartilhar ideias ou até mesmo a criar memes e edits da sua live. Além disso, use os memes como ferramenta de interação, pergunte durantes as suas lives qual o momento os seus seguidores mais gostaram e gostariam que fosse para o seu perfil nas redes sociais.
Até a Kamala usou meme na campanha política

Logo no início da campanha, quando Joe Biden anunciou que confirmou que não participaria da próxima eleição e Kamala foi nomeada, várias celebridades e artistas anunciaram o apoio a Kamala Harris. E uma dessas artistas foi Charli XCX, com um tweet que viralizou no X: kamala IS brat. Brat é o nome do álbum da cantora Charli XCX que virou meme e tendência nas redes sociais em 2024, a palavra Brat ganhou também um novo significado: descolada, empoderada, ousada ou autêntica.
Na mesma noite do anúncio e da popularização do meme, a conta oficial da campanha foi alterada no X foi alterada de Joe Biden para a Kamala Harris e o header do seu perfil foi alterado para verde para fazer alusão ao meme do post da Charlie. Além disso, a bio no seu perfil do Tik Tok e X foi alterada para um meme dela que se popularizou no Estados Unidos em 2023 ‘You think you just fell out of a coconut tree?’ (tradução livre: Você acha que acabou de cair de um coqueiro?). Esse meme fazia referência a responsabilidade social de cada indíviduo com o contexto que ele está inserido.

No dia 3 de setembro, a conta do TikTok da Kamala possuia 4 milhões de seguidores. Mas o administradores de sua conta disseram que na noite do dia 21 de julho, após todas as interações no X e TikTok o número de seguidores dobrou no TikTok e o X foi inundado com emojis de árvores referentes ao meme do discurso em 2023.
Hoje, dia 4 de dezembro, a conta do Tik Tok da Kamala possui mais de 12 milhões de seguidores. E se você arrastar para ver os conteúdos verá que a estratégia dela no TikTok teve o foco de criar conteúdos com a sua audiência e conteúdos compartilháveis para criar uma comunidade e crescer ns redes sociais.
‘Ah, mas porque o destaque de crescimento do perfil está no Tik Tok se o meme começou no X?’ É uma estratégia de cross plataforma, exatamente o que você como streamer deveria estar fazendo também. O meme surgiu em uma rede social, mas ela entrou no meme e gerou conversas que extrapolaram apenas aquele canal. Isso trouxe resultados para suas outras contas, ela não podia contar apenas com o X. Assim como você não pode depender apenas das suas lives na Twitch ou Youtube.
Então, a pergunta que fica é: se até Kamala usou memes na sua estratégia para se conectar a audiência e crescer seu perfil, por que você ainda não está fazendo?
Memes e estratégia para crescer nas redes sociais
Memes são ferramentas versáteis que podem ajudar streamers a se destacarem e crescer nas redes sociais. Eles impulsionam o engajamento, aumentam a exposição e criam uma base de fãs mais conectada e fiel. Ao combinar autenticidade com estratégias de criação e distribuição, você pode transformar memes em um diferencial poderoso para seu crescimento.
Cada streamer tem seu estilo e público únicos. Incorporar memes alinhados à sua identidade é uma forma eficaz de engajar os seguidores de maneira genuína. Isso aumenta a percepção de autenticidade e carisma do seu público.
Se você quer economizar tempo e maximizar seu impacto, nossa agência de growth marketing está aqui para te ajudar a crescer nas redes sociais, entre em contato com a gente.
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